quinta-feira, 15 de julho de 2010

ABDOMINAL NA CAMA É TENTAÇÃO NOS DIAS FRIOS

Treinar no colchão, entretanto, ameaça a coluna e nem faz tanto efeito



     Nos dias frios, tudo é motivo para ficar um tempinho a mais na cama. Para combinar o conforto à prática de exercícios, muita gente resolve trocar o colchonete pelo colchão na hora de fazer os abdominais. Mas a iniciativa pode trazer alguns problemas.

     De vez em quando, pode fazer. Mas, a médio prazo, a troca não compensa: você pode machucar a coluna e os exercícios também perdem eficiência por causa da instabilidade , afirma o professor de Educação Física e consultor esportivo, Rodrigo Cintra, que também faz parte do time de especialistas do Minha Vida.

     A seguir, ele explica por que existem riscos nessa adaptação e dá dicas para que, quando você for improvisar, seu corpo fique livre de lesões.
Algum tipo de colchão oferece boa estabilidade para a coluna para fazer abdominais?
O aconselhado é fazer exercícios abdominais em colchonetes específicos para fitness, encontrados com facilidade em lojas especializadas. Entretanto, como medida alternativa, pode-se realizar esse tipo de exercício em colchões, desde que sejam ortopédicos dos mais rígidos. Os mais flexíveis promovem pouca estabilidade ao movimento, o que pode ocasionar lesões.

As vértebras sofrem sobrecarga, dado o apoio instável?
Sem dúvidas, os exercícios quando realizados com pouca estabilidade podem promover, dentre outros inconvenientes, a sobrecarga e até mesmo compressões indesejáveis na coluna vertebral.

É mais difícil apoiar os pés no colchão?
Sim. É uma tendência normal, devido à ação da gravidade, que nosso centro gravitacional fique mais baixo quando deitamos em superfície muito flexível, o que acontece na maioria dos colchões, sejam eles de molas ou de espuma. Portanto, com a baixa do centro gravitacional, passa a ser necessário para se fixar os pés no colchão, o agrupamento de musculaturas como flexores do quadril, isqueotibiais entre outros, o que aumenta a fadiga ao exercício e diminui a especificidade desejada em exercícios abdominais.

A variedade de exercícios chega a ser menor na cama?
É muito menor. A instabilidade ocasionada pela maioria dos colchões traz alguns inconvenientes, dentre eles a busca inconsciente por recrutamento de musculaturas acessórias, o que limita a boa realização de variações adequadas de exercícios.

Os abdominais com bola são mais difíceis de fazer na cama?
Abdominal com bola é um exercício fabuloso e que promove muito resultado benéfico, se bem realizado, por isso só faça com orientação de um profissional de Educação Física. Sem este apoio, você o risco de errar na realização, prejudicando o resultado e a sua coluna.
O travesseiro pode ser usado para estabilizar a cervical?
Tanto um travesseiro, como qualquer superfície que promova conforto e deixe a região cervical da coluna em curvatura normal pode sim ser utilizado como estabilizador. Inclusive é muito prudente que se faça a estabilização desta região, principalmente quando são realizados exercícios abdominais inferiores, com auxílio das pernas.

E colocar o travesseiro embaixo das panturrilhas é uma boa idéia?
Colocar o travesseiro na parte posterior da perna, o imprensando com a panturrilha e a região posterior da coxa (bíceps femoral) não promove maiores resultados na região abdominal. Pelo contrário, essa atitude pode causar maior fadiga e desconforto, diminuindo a sua performance.

Dá para fazer abdominais na cama de vez em quando ou pode fazer sempre?
Não aconselho a realização com freqüência desse tipo de exercícios em região muito flexível como uma cama. Mas, vez ou outra, não há problemas a não ser que você tenha algum problema postural pré-existente.

Fazer abdominais logo cedo, antes de levantar, é uma boa idéia?
O corpo, ao despertar, está pronto par estes movimentos?
Na verdade não só o abdominal, mas todo exercício deve ser evitado em jejum. Além de desconfortos, pode ocorrer o que chamamos de formação de corpos cetônicos , que são toxinas que podem inclusive causar inclusive vômitos e mal-estar.

E existe algum problema em deixar os abdominais para a hora de dormir?
Eles atrapalham o sono?
Exercícios abdominais, como qualquer tipo de exercício físico, devem ser realizados com moderação no período noturno, mais ainda próximo do seu horário rotineiro de dormir. A adrenalina e outras substâncias promovidas durante a atividade física aceleram o metabolismo e podem provocar insônia.

Fonte: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/5075-Abdominal-na-cama-e-tentacao-nos-dias-frios.htm