sexta-feira, 30 de julho de 2010

NOVO ESTUDO DIZ QUE CARNE É VILÃ DAS DIETAS

     Uma pesquisa realizada na Europa afirma
que a carne pode ser a grande vilã na busca do peso ideal
     Comer menos carne pode ser a chave para ajudar a manter um peso saudável, dizem especialistas. Um estudo europeu com quase 400.000 adultos descobriu que a alimentação da carne está ligada com o ganho de peso, mesmo em pessoas que ingerem pequenas quantidades de calorias. A associação mais forte foi encontrada na carne processada, como salsichas e presunto. A pesquisa é do Imperial College de Londres, na Inglaterra.

     O estudo sugere que dietas baseadas em proteínas podem não contribuir para se atingir o peso ideal a longo prazo. Os resultados, publicados no periódico American Journal of Clinical Nutrition, foram obtidos com base em análise de dados de adultos participando de um projeto maior, que procura entender a ligação entre dietas e o câncer.
  
     Participantes de 10 países europeus foram pesados e medidos no início da pesquisa e depois solicitados a informar o peso cinco anos depois. Além disso, eles completaram um questionário detalhado sobre sua alimentação. No geral, os pesquisadores descobriram que o consumo de carne está associado ao ganho de peso nos homens e nas mulheres.
 
     Análises mais detalhadas mostraram que a ligação é ainda mais significativa depois de considerar a quantidade total de calorias ingeridas, atividades físicas e outros fatores que poderiam ter influenciado os resultados. A equipe calculou que, em pessoas que comiam a mesma quantidade de calorias, uma quantidade adicional de 250 gramas de carne por dia — equivalente a um pequeno bife — levava a um ganho adicional de peso de 2 quilos num período de 5 anos.
 
     Isso vai contra a teoria de que dietas com grandes quantidades de proteínas e pequenas quantidades de carboidratos promovem a perda de peso. Embora não esteja claro porque a carne levaria ao ganho de peso em pessoas comendo o mesmo número de calorias, uma teoria aponta que alimentos que proporcionam muita energia, como a carne, alteram o modo como corpo regula o controle do apetite.
 
     Mas pode haver outra explicação, ligada ao estilo de vida e dieta, para aspectos que não foram considerados pelo estudo. A coordenadora da pesquisa, Anne-Claire Vergnaud, disse que recomendaria que as pessoas "controlem o consumo de carne para manter um peso saudável e uma saúde em bom estado durante a vida”. Ela acrescentou que “diminuir apenas a quantidade de carne não é uma estratégia adequada para perda de peso”.

     Sian Porter, nutricionista e portavoz da Associação Bitrânica de Dietética, disse que havia ressalvas no estudo, incluindo o fato de que o peso final era informado pelas próprias pessoas em vez de medido adequadamente. Mas concluiu que os resultados são interessantes. “Consumimos mais carne do que precisamos”.
     “Digo aos meus pacientes para pensar com variedade: comer ovo ao invés de bacon no café da manhã, queijo no almoço ao invés de presunto e peixe no jantar”. Ela recomenda que as pessoas comam muitas lentilhas, cereais integrais, frutas, vegetais e peixes, além da carne. “A quantidade é outra coisa importante. Uma porção de carne deveria ser mais ou menos do mesmo tamanho de um baralho”.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=9245