terça-feira, 7 de setembro de 2010

NA INFÂNCIA, CORRER E PULAR BRINCANDO É MAIS IMPORTANTE QUE COMPETIR

A partir dos seis aos dez anos,
é possível a aprendizagem de novas habilidades motoras
     Crianças e adolescentes podem e devem praticar exercícios e atividades físicas, porém, há de se prestar atenção a alguns aspectos importantes. Na idade pré-escolar, que compreende dos três aos sete anos, a criança pode participar de atividades que envolvam saltos, corridas e caminhadas. De acordo com Jafferson dos Santos, tecnólogo em Medicina Esportiva da Prolab - Centro Diagnóstico Cardiológico, esportes como futebol, vôlei e capoeira fazem com que as crianças desenvolvam a lateralidade e o equilíbrio. A partir dos seis aos dez anos, é possível a aprendizagem de novas habilidades motoras. Santos acrescenta que durante a infância devem ser priorizadas as atividades que tenham elementos lúdicos, para que os exercícios físicos se tornem prazerosos.
     Estudos apontam diversos benefícios da prática de exercícios físicos na adolescência. Recomendam-se atividades como caminhadas, corridas e ciclismo sejam praticadas pelo menos três vezes na semana. Além disso, ajudar nas tarefas domésticas e praticar jogos ou brincadeiras mostra-se importante. "Adolescentes que praticam exercícios dormem melhor, em função do aquecimento corporal provocado pela atividade física. Além disso, os que se exercitam têm mais auto-estima, maior cuidado com a aparência física e possuem uma qualidade de vida melhor", explica o profissional.
     É importante atentar para os cuidados que os pais e professores dever ter na atividade física das crianças: os riscos estão mais ligados a lesões musculares, que, como a estrutura óssea, ainda não está bem formada. "Correr e praticar atividades esportivas nesta fase deve estar relacionado à brincadeira, e não devem visar performance", completa Santos.

FONTE:http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=9264