terça-feira, 2 de novembro de 2010

DEZ PASSOS CERTEIROS PARA VOCÊ CONSEGUIR UM CORPAÇO NO VERÃO

Está dada a largada! A menos de dois meses da estação preferida dos cariocas, muitos já estão na corrida em busca do corpo do verão. As academias registram o aumento nas inscrições e as mulheres começam a apresentar os primeiros sinais de desespero. É nesse momento que acontecem os principais “crimes” à saúde: dietas mirabolantes e excesso de exercício, tudo em prol de não fazer feio no biquini. Alto lá!

— Perder muitos quilos em pouco tempo siginifica entrar num ciclo vicioso, pois, com toda a certeza, quando a dieta acabar, o peso volta — alerta a nutricionista Sônia Almeida, do Vigilantes do Peso, que lista outras nove dicas que prometem ajudar você a chegar lá.
Nem todo mundo nasce com os atributos físicos dignos das rainhas de bateria. Mas com dedicação e perseverança, é possível chegar lá. Especialistas listam dez passos que vão ajudar você a correr atrás e eliminar os quilos e medidas indesejadas.

— A primeira coisa é enteder que é preciso haver uma reeducação alimentar. Outra boa dica é anotar todas as calorias ingeridas durante o dia. Quem anota come menos — garante a nutricionista Sônia Almeida.

Até a bela representante da Acadêmicos de Santa Cruz, Jaqueline Maia, intensifica a malhação dois meses antes do carnaval.

— Eu não ligo para fritura ou doces, gosto mesmo é de comida. Não faço dieta, mas como de três em três horas, sem exagero. Fico uma hora na academia e prefeiro correr ao ar livre — diz Jaqueline.

Além de fazer escolhas inteligentes na dieta, é importante descobrir a sua dose de exercícios.

— Aeróbicos e circuitos de musculação são os mais eficientes para quem corre atrás do tempo perdido — diz a especialista em medicina do exercício Sílvia Lagrotta.

Os dez passos:

1 - Mexa-se! Aproveite os dias quentes para pular mais cedo da cama e caminhar. Outra opção é fazer uma atividade em ambiente com ar-condicionado ou aproveitar as horas do anoitecer para andar de bicicleta ou caminhar. Vale qualquer coisa, menos ficar parado.

2 - Cuidado com os molhos. Os que já vem prontos podem ser calóricos. Complete o prato de salada com lascas de carne magra, croutons light e pedaços de frutas frescas. Em vez de regar a salada, mergulhe o garfo no molho. O consumo diário de legumes coloridos favorece o bronzeado e protege a pele dos raios ultravioletas.

3 - Trace metas realistas. Cada um deve conhecer seu corpo. Quanto tempo você levou para ficar com os braços e cintura fora de forma? Tire suas medidas uma vez por mês, pese-se uma vez por semana e tente vestir aquela calça que você comprou quando estava com menos peso. São boas referências para ativar a vontade de emagrecer para o verão.

4 - Consuma fibras e beba bastante água, que ajuda a queimar energia. A água, associada à ingestão de fibras, componentes indispensáveis à dieta, ajuda no emagrecimento. O Vigilantes do Peso recomenda de seis a oito copos por dia. Eles também fazem um alerta: cerveja ou chope não matam a sede, já que o álcool desidrata o corpo.

5 - Adquira um novo hábito. Recentes pesquisas mostram que o alto consumo de açúcar tende a coibir o gosto pelas frutas. Uma boa dica é trocar uma colher de sopa de açúcar do dia por uma fruta até as papilas gustativas voltarem a sentir o prazer de saborear uma boa fruta fresca.

6 - Não faça dieta radical só para entrar no biquíni. O importante é reeducar seus hábitos. Comece pelas compras: leve para casa somente frutas, legumes e verduras, produtos lácteos desnatados e cereais integrais. Faça três ou quatro refeições leves ao dia. Reduza os excessos de sal, açúcar e bebidas alcoólicas.

7 - Atenção ao cardápio da praia. Opte por levar seu lanche nos dias de sol. Escolha os alimentos pelo valor nutricional e não pelo sabor. Leve frutas frescas ou secas, sanduíche de pão integral com frios light ou palitos de legumes. Uma espiga de milho sem manteiga pode ser uma boa opção para as horas de maior fome.

8 - Faça um diário alimentar. Quem anota tudo o que come e pratica esportes — ou outro tipo de atividade física regular — normalmente é mais determinado na dieta e mantém o novo peso com mais facilidade.

9 - Planeje-se para as ocasiões especiais. É importante se preparar com antecedência para tomar as melhores decisões alimentares quando for viajar, participar de uma festa ou ir a um restaurante, por exemplo.

10- Acerte no sorvete. Resista aos de chocolates e prefira os de fruta light ou os frozen iogurtes.

ESTUDOS CONFIRMAM QUE O SUCO DE CRANBERRY COMBATE INFECÇÃO URINÁRIA

Há mais de 50 anos as vovós americanas e canadenses já sabiam: para combater infecção urinária em mulheres, nada melhor do que suco de cranberry, uma frutinha vermelha, que só existe na América do Norte, parecida com a nossa ameixa. Recentemente, pesquisas científicas concluíram a eficácia da fruta no combate à infecção urinária por repetição.

— Estudos comprovam que o suco de cranberry consegue evitar que a bactéria E.coli, responsável por cerca de 85% dos casos de infecção urinária, consiga subir pela uretra e causar o problema — diz o urologista Daniel Habib, da Sociedade Brasileira de Urologia, que explica que o problema é mais comum em mulheres, pois elas têm a uretra mais curta que a dos homens.

— Não posso dizer que toda mulher tem, já teve ou terá infecção urinária, mas, com certeza, a grande maioria vai sofrer com o problema em algum momento da vida — explica Habib.

Segundo o presidente do Núcleo Brasileiro de Uroginecologia e professor da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, Carlos Alberto Bezerra, as infecções urinárias atingem três mulheres para cada homem:

— Os homens têm mais infecções após os 50 anos, devido aos problemas de próstata. Mas, mesmo nessa faixa etária, as mulheres ainda têm mais infecção.

Segundo a vice-presidente do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, Andréia Naves, o cranberry já tem demonstrado ser eficaz também contra outras bactérias:

— Alguns estudos demonstram também que o cranberry pode exercer propriedades antimicrobianas combatendo agentes como o H.pylori (uma bactéria que pode infectar o revestimento mucoso do estômago humano).

A infecção urinária por repetição costuma ser tratada com uma dosagem baixa diária de antibiótico, que deve ser ministrada por seis meses a um ano. Apenas um copo de 200 ml do suco de cranberry ao dia, durante o mesmo período, tem eficácia similar.

FONTE: http://extra.globo.com/saude/bemviver/